COMO LER E-BOOKS

Há 3 opções para ler e-books: tablets, smartphones e computadores.

A melhor, sem dúvida, são os tablets de 7 polegadas ou mais.

E o formato mais agradável são os arquivos .EPUB (Eletronic PUBlication).

Diferente de .PDF ou outros formatos, os arquivos .EPUB transformam seu celular, tablet ou computador em muito próximo de um livro de papel, mas com algumas vantagens:

1. Você pode levar consigo vários livros e ler off line;
2. É possível mudar a fonte para um tamanho confortável e todo o livro é rediagramado;
3. Algumas publicações vêm com dicionários e notas embutidos.
4. Ajuda a preservar as árvores e o ar.

Abaixo falamos de como ler os livros em cada um desses meios, detalhando como ler em celulares (Android e Apple), tablets (Android e Apple) e computadores (Mozila FireFox, Chrome e Internet Explorer)

Para ler em um celular ou tablet Android, recomendamos que você instale o UB Reader (Universal Book Reader) - é gratuito e fácil de usar. Basta baixa-lo no no Google Play.

Apple

Para os leitores que tiverem IPod Touch, IPhone e IPad, recomendamos o aplicativo IBooks, oferecido pela própria Apple, já instalado no dispositivo. Basta baixar qualquer livro comprado do ‘Literatos’ que o aplicativo permitirá sua leitura sem novas configurações. O programa oferece, também, alguns recursos extras como mudar a cor da fonte, aumentar o brilho e o tamanho da tela. Caso o IBooks não esteja instalado na “máquina”, basta baixa-lo gratuitamente na App Store.

Computadores e Notebooks

O jeito mais simples e rápido de ler um ePub na tela do PC é instalando a extensão EPUBReader para o Firefox. Gratuito, ele é leve. Basta abrir o arquivo e começar a ler. O índice de capítulos aparece em uma barra lateral com links para você pular para um trecho específico do livro. Há também as funções consagradas para aumentar e diminuir a fonte, personalizar a formatação do texto e criar marcadores no texto.

O Readium é uma aplicação para o Chrome, o browser da Google, que permite usar o navegador de internet para ler e organizar uma biblioteca de ebooks em epub, o formato standard para livros digitais.